X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Roteiro Turístico China

Aventuras em Shanghai

Roteiro Turístico China

Aventuras em Shanghai
Roteiro Turístico China
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Chegar na China deve ser a sensação mais próxima que poderíamos ter de chegar em outro planeta. Mas, o mais irônico disso, é que somos nós que nos sentimos os ETs. E a lógica vai ao encontro dessa preposição, pois se você olhar para o lado, verá muito mais (e pensa em muito mais) deles do que de nós.

Por que essa sensação? Pelo simples fato de que os chineses manifestam uma certa curiosidade seguida de medo, reação semelhante a que eu teria ao avistar um alienígena hehe.  

Pois bem, acho que já é motivo suficiente para qualquer viajante ficar instigado. Mas não é só isso, o povo chinês nos coloca a pensar sobre diversos aspectos culturais, e nem com muita preguiça seria uma trip entediante. 

Se você também vai viver essa aventura, compartilho meu roteiro e aquilo que vivi durante alguns dias na China, juntamente com minha amiga Andressa Milchareck, a começar por Shanghai (Xangai). 

 ☞ Shanghai - dia 1

Como estávamos viajando em período de feriado Chinês, não conseguimos passagem de trem para ir direto à Shanghai. Então fizemos o que?! Baldeação é claro. Fomos de Xiamen à Hangzhou e de Hangzhou à Shanghai .

Saímos de Xiamen bem cedo e chegamos em Shanghai já na tardinha (até acertar o hostel, porque primeiro fomos no errado haha).

A viagem de trem, por si só, já foi uma aventura: com direito a muita comilança, cuspe, choro de criança, banheiro com buraco.. 

Ficamos hospedadas em um hostel pertinho da Nanjing Road (uma rua bem conhecida de Shanghai)

Chegamos na cidade com chuva. Então caminhamos um pouquinho pela volta, e escolhemos um lugar quentinho para jantar.

Mesmo com chuva e frio, vou falar, aquelas luzes da cidade à noite, são de suspirar!!!

 ◆ Dicas:

➜ você pode optar em fazer esse trajeto de avião ou de trem.

➜ a estação de trem de Shanghai já da acesso ao metrô (como costuma funcionar nas demais estações de trem do mundo).

➜ o metrô é muito bom, com todas as informações necessárias para orientação e compra de tickets em inglês.

 

Roteiro Turístico China

 ☞ Shanghai - dia 2

Iniciamos o dia caminhando até um dos principais pontos turísticos da cidade, o The Bund. Essa zona contempla a vista dos prédios que ficam do outro lado do rio. E é bonito tanto de dia quanto à noite.

Roteiro Turístico China  

Após apreciar a vista, seguimos caminhando pela Nanjing Road. Que é famosa devido às suas lojas, luzes e shoppings. Gente, é cada loja de grife imensa que vocês não tem ideia.

Seguindo nessa rua, a gente chegou até a Praça do Povo (People’s park), onde estava ocorrendo um evento curioso, onde pais interessados em arranjar casamento para seus filhos, expunham o currículo deles para outros pais olharem. Siiim, isso ainda existe. 

Paramos para uma Chinese Food. Onde eu descobri que Dumplings são ótimos e tiram a barriga da miséria na China (mas minha amiga me fez escolher um noodles também, que eu não dei conta de comer) 

Após uns 6km de Nanjing Road e com uma chuvinha começando a cair, pegamos um metrô até o bairro que chamam de concessão francesa e finalizamos o dia em uma cervejaria.

◆ Dicas:

➜ noodles é aquela massinha miojo na água, igual ao Cup Noodles. Grava aí porque ainda vai me ouvir falar bastante. Ah, e não tem nada a ver com nudes. Fica esperto. Haha

➜ nossa primeira tentativa de cervejaria não deu certo porque o local estava fechado, imprevistos do ano novo chinês. Mas o segundo local estava bem legal. Mas fica a dica de ter plano A e plano B sempre.

➜ cervejaria que deu certo no dia: Boxing Cat.

Roteiro Turístico China

Shanghai - dia 3

O terceiro dia em Shanghai foi um misto de sentimentos. Nossa ideia era caminhar um pouco e ir até o mercado de antiguidades. Também queríamos ver o mercado de insetos, mas os blogs divergiam sobre o local exato onde ele ocorre.

Descemos na estação Laoximen e fomos caminhar. Passamos por algumas ruelas onde o povo local cria seu próprio mercado, não era especificamente uma área turística.

Na dificuldade de encontrar, desistimos do mercado de insetos e partimos direto para o mercado de antiguidades e o famoso Yu Garden.

Na entrada da rua de pedestres já estava um pouco movimentado. Mas até aí ok. Já o acesso ao Yu Garden, meu povo, vocês não tem ideia do que é quantidade de gente.

Roteiro Turístico China  

Enfim, após conseguirmos sair de um labirinto repleto de muita gente, só queríamos espaço para caminhar haha. Então fomos até a região da estação Xitiandi, um bairro delicioso com bastante bares e restaurantes.

Seguindo o planejado, após anoitecer, fomos até um roof bar para apreciar as luzes de Shanghai bem pertinho dos prédios.

◆ Dicas: 

➜ pontos turísticos do dia: mercado de antiguidades, Yu Garden, Xitiandi, roof bar, Shanghai at night.

Roteiro Turístico China

 

Suzhou - dia 4

Dia de conhecer a Veneza da China. Suzhou é uma cidade que fica a uns 40 minutos (by trem) de Shanghai.

Fomos de metrô até a estação e pegamos o trem. Chegando em Suzhou, nos aventuramos a pegar um ônibus (tinha uma referência num blog mas conseguimos informação em inglês para confirmar).

Passamos primeiramente no Templo da cidade, que achei muito aconchegante e com um aspecto mais espiritualizado do que aqueles Templos muito turísticos (tinham pessoas realmente devotas e fazendo preces).

Depois seguimos para o Zhuozheng Yuan ou Humble Administrator’s Garden (Jardim do Humilde Administrador). Um parque que é listado como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Com arquitetura típica, várias pontes e um jardim inteiro só de bonsais, uma graça..

Roteiro Turístico China

Saindo do jardim, passamos brevemente pela Guanqian Street (uma rua de pedestres com lojas e restaurantes).

Seguimos para a Pingjiang Road, uma rua charmosa demais, com lojas de muito bom gosto e que ainda seguem o estilo arquitetônico tradicional. Também com cafeterias mais ocidentalizadas e um fofo café finlandês onde passamos um tempo.

Fechamos nosso roteiro ao entardecer, na Shantang Jie, o ponto que da a Suzhou a referência de “Veneza da China”. Cercada por rios e pequenas pontes, com bastante opções de comidas.. o lugar encanta ainda mais quando anoitece, e tudo se ilumina de forma harmoniosa.. desenhando um quadro que eu ficaria admirando por dias.

 ◆ Dicas:

➜ trem de Shanghai para Suzhou > aproximadamente 50 yuans o trecho.

➜ entrada do Jardim > 70 yuans (tem desconto para estudante se apresentar documento)

➜ passagem de ônibus > 2 yuans (mas são bem demoradinhos).

➜ outras opções de transporte interno: bike tuk tuk e didi (uber da China)

Roteiro Turístico China

Shanghai - dia 5

Último dia de Shanghai a gente se dá ao luxo de repetir as regiões que mais gostou e tentar visitar o que faltou.

Estava bem frio e chuviscando levemente. Esse clima combina bem com restaurantes e cafés, que se tornaram nossa opção de tour do dia hehe.

Pegamos o metrô até a Concessão Francesa. Seguimos a sugestão de uma rua que tinha bastante bares e restaurantes.

Lá vislumbramos um restaurante ao estilo francês, daqueles cheio de adornos, um piano ao canto, uma musiquinha. Para chamar o garçom você tocava um sininho. E o cardápio?! Dava água na boca.

Ali ficamos a conversar e esquecer as horas, já satisfeitas com nosso almoço e em ter fugido da delicious food chinesa por um dia. 

Determinadas a caminhar até a parte universitária do bairro, encontramos uma Cat Shop no caminho e nos envolvemos em brincar com os lindos e exóticos gatos da vitrine. Entre um espreguiçar e outro contamos uns 20 bichanos. Vontade deu de levar uns 3 para viagem.

Despretensiosamente encontramos uma cafeteria chinesa, estilo ocidental, bem na moda pelo que pudemos perceber. Fila de espera e tudo, mas muito amor e com umas tortas de chocolate deliciosas. Conforme a programação, ainda tínhamos mais uma cervejaria para ir.

Roteiro Turístico China

Como nem tudo sai conforme o planejado, no meio do caminho encontramos a outra cervejaria que queríamos ir outro dia, dessa vez aberta. Paradinha estratégica, pedimos aqueles copinhos de degustação de 10 tipos de ceva.. nosso paladar se agradou apenas de 2 hahaha.

Já a outra cervejaria, que realmente havíamos programado para ir, não estava mais lá.. isso mesmo, havia fechado. E nós ali, de baixo da chuva (que já caia abundantemente) com a cara desacreditada. Mas é isso aí, faz parte. Pegamos o metrô de volta para o hostel para arrumar as coisas, já que no dia seguinte teríamos que seguir viagem.

◆ Dicas

➜ rua com bares e restaurantes na Concessão Francesa: An Fu Road

➜ caferia chinesa ocidentalizada e da moda: The Cottage Shop 

➜ cervejaria: Daga Brew Pub (42 torneiras de cerveja)

Roteiro Turístico China

 

No dia seguinte, pegamos o trem para Beijing e depois seguimos com a trip para finalizar em Xiamen. Para saber mais detalhes do restante da viagem, não deixe de acompanhar os posts aqui do blog. 

Zai Jian

Deixe seu comentário aqui:

Orgulhosamente desenvolvido por @renanabraham - WC®3.1.4

Design: My Wishes Gallery.com

2019 - Prô Mundo - Todos os direitos reservados