X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Turismo na China

Dicas importantes para organizar uma trip para China

Turismo na China

Dicas importantes para organizar uma trip para China
Turismo na China
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Pensando em visitar à China mas não sabe muito bem por onde começar? Estive na China em fevereiro de 2018, à turismo, e vou compartilhar algumas curiosidade sobre esse imenso país de diferente cultura e costumes. 


Mas antes de contar minhas aventuras, deixa eu orientar aqui sobre as questões de planejamento e organização para quem pretende ir pra lá. 

O motivo que me levou à China foi o fato de uma grande amiga estar residindo lá, na cidade de Xiamen. Comecei a planejar a viagem com uns 5 meses de antecedência. Nesse meio tempo precisei traçar rotas (lugar de chegada e saída), distâncias, valor de passagens, necessidade de visto e vacinação, etc. 

Mas pra que tanto tempo? Bom, a China não costuma ser um país que facilite no processo de entrada. Eu dei prioridade a compra da passagem, só que não tinha me informado ainda sobre o visto, muito menos sabia da diferença na solicitação do visto para uma ou duas entradas no país. Tendo em vista que eu queria aproveita para conhecer a Tailândia também, eu precisaria do visto de duas entradas. Então a organização foi essencial para que estivesse com roteiro estabelecido e algumas reservas feitas antes de preencher os formulários de visto, e eu não queria deixar isso para a última hora. 

 Turismo na China


O consulado da China fica em São Paulo. Então você tem duas formas de solicitar visto, ou você junta a documentação solicitada e envia para o consulado via correio, ou você contrata um despachante (que vai te cobrar uma taxa pelo serviço, mas vai facilitar bastante sua vida). Durante o período em que eu estava me organizando ocorreu o BRICS lá China, e algumas coisas em relação ao visto sofreram alterações, então o despachante me ajudou bastante, no esclarecimento de dúvidas inclusive. 

Quais documentos são necessários? Segue: passaporte, foto 3x4, reserva de hotel, reserva de passagem e formulário de pedido de visto preenchido. A taxa paga ao consulado era de R$ 460,00 na época (janeiro 2018), em caso de urgência mais R$ 130,00. E claro, se contratar o despachante, tem mais a taxa referente ao serviço dele. 

A China não exige carteira de vacinação para febre amarela, eu providenciei devido à Tailândia, mas de toda forma é sempre bom garantir, vai que… né. Outra questão importante de verificar com antecedência são as passagens internas. O período que fui era de feriado do ano novo Chinês, fevereiro, então muitos chineses passeiam lá dentro, pois é um dos únicos feriados que eles tem. E se tratando de China, quando eu digo muita gente, é realmente muita gente. 

Te liga, se ainda não sabe, Hong Kong é uma das Regiões Administrativas Especiais da República Popular da China, a outra é Macau. Então se você chegar por outra cidade, for até Hong Kong ou Macau e depois voltar para outra cidade da China, você estará entrando mais de uma vez no país. É por isso que o sistema dessas cidades são diferentes do restante, são mais ocidentalizadas e capitalistas.      

 Turismo na China


A internet é uma grande facilitadora do turismo na China, porque você vai perceber que poucas pessoas falam inglês. Contudo, o governo controla o uso, então muitos aplicativos que usamos são proibidos por lá. Vou listar aqui alguns aplicativos que sugiro baixarem no smartphone antes de ir pra lá: 

WeChat: é o aplicativo BomBril deles, tem 1001 utilidades. Com ele os chineses fazem pagamento em qualquer lugar e com a maior facilidade que eu já vi na vida. Não tenho certeza se aceita cadastrar contas que não sejam chinesas mas vale tentar. Ele funciona também como chat e rede social. E talvez o mais importante pra gente, para usar wifi pública o cadastro via WeChat é solicitado em muitos lugares. Se você deixar para fazer o cadastro lá, muito possivelmente não conseguirá se não tiver um chip chinês no celular. 


VPN (sugiro Mestre, Betternet ou Astrill): se quiser acessar os apps criados no vale do silício, nossa base de existência na internet haha, você precisará usar um VPN. Os chineses são proibidos de utilizar VPN, vez que outra você encontra um infrator. Mas daí você entende a importância do WeChat, ele junta as funções do WhatsApp, Facebook e Instragram, tudo cliado na Chiina, haha. É interessante baixar mais de um VPN, pois quando um trava você pode usar outro. O importante é não ficar sem Google, você imagina sua vida sem Google? É desesperador.  


Microsoft Translator: esse aplicativo tem praticamente um super poder. Você tira uma foto daquilo que está escrito em mandarim e ele automaticamente traduz a escrita para o inglês. Vai por mim, isso salva vidas, e mata muita curiosidade também haha. 


Didi: bom, se você não pode usar nem o Google, muito menos vai encontrar Uber por lá. Mas aí temos o Didi, que é a mesma coisa. Você chama o carro pelo aplicativo com endereço de destino já traçado, paga via cartão, é mais barato que o taxi, e você consegue se comunicar com o motorista escrevendo mensagem em inglês que o próprio app já traduz pro mandarim para enviar pra ele. Genial né?


Trip: esse aplicativo vai te ajudar no caso de necessidade de comprar passagens internas, seja de avião ou trem. Você realiza a compra e ele emite um código. Aí quando você chegar em algum guichê de troca de passagem, você só mostra o código no celular e entrega o passaporte que a atendente vai te entregar a passagem impressa sem exigir nenhum diálogo hahaha.  

Recomendo decorar algumas palavrinhas de cordialidade:

ni hao = olá

zai jian = tchau (eles usam bye bye também)

xie xie = obrigada

wo bu dong = não entendo

Não crie a expectativa de que as coisas serão fáceis por lá, a comunicação é difícil, o povo não é hospitaleiro e a linguagem é indecifrável haha. Mas com essas dicas você já tem uma boa instrumentação para iniciar sua trip. Espero ter contribuído com algumas dúvidas. Uma ótima viagem. 

Zai Jian 

Deixe seu comentário aqui:

Orgulhosamente desenvolvido por @renanabraham - WC®3.1.4

Design: My Wishes Gallery.com

2019 - Prô Mundo - Todos os direitos reservados