Saúde Mental e Imigração

Adaptação da família à vida no exterior

por Prô Mundo Psicologia | set 12, 2023

Olá, Viajante!

Tudo bom por aí? Como anda a família?

Atualmente, no hemisfério norte, agora é verão ☀️ – o que significa férias longas até o retorno ao trabalho. É nessa época que muitos brasileiros se mudam para o exterior para começar o “ano de trabalho” em empresas dos EUA ou Europa.

Com toda a certeza, esse momento é de muita animação – e frio na barriga com os novos desafios!

O QUE FAZER PARA QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA TENHAM A MELHOR ADAPTAÇÃO NO EXTERIOR?

Então, se você já mora fora ou está prestes a mudar, uma coisa você já sabe: a migração também provoca a adaptação da família. Tanto no nível pessoal quanto familiar e social, mudar de país cria dilemas – a boa notícia é que, graças à tecnologia, é possível desenvolver bases culturais bem mais firmes!

👩‍🏫 Explicando melhor: 

Há algum tempo, ir para um novo país significava uma das duas coisas: ou o imigrante vivia entre dois mundos e não se encaixava em nenhum – nem cá nem lá, ou ele “perdia” a sua cultura para se integrar às tradições do novo país.

Mas hoje, isso é diferente! Quem vai para fora é capaz de combinar elementos culturais do seu país de origem com as práticas típicas do local onde vive agora. Acima de tudo, muito disso se deve à tecnologia! 💻

As famílias conseguem manter contato com parentes e amigos, assim como assistir conteúdos na língua de origem, encontrar pessoas da mesma nacionalidade ao redor…

Ao mesmo tempo, você também aproveita os ganhos da mudança: é uma nova aventura, com chances de se transformar em mais estabilidade financeira, melhores oportunidades de educação, mais qualidade de vida e segurança. 🤩

O grande segredo para que as famílias se adaptem da melhor forma a um local novo é integrar as noções de continuidade e mudança.

Mas na prática, como fazer isso? Aqui vão algumas sugestões, que você pode adaptar à sua realidade!

  • Criar uma frequência para fazer chamadas de vídeo com parentes e amigos – inclusive amigos dos filhos.
  • Usar os serviços de streaming para assistir programas, assim como ouvir músicas e ver Youtubers tanto do país de origem quanto do novo país.
  • Criar um dia da semana para preparar uma receita típica da família ou do estado onde você nasceu.
  • Comemorar feriados nacionais como Carnaval e Festa Junina, e convidar amigos do novo país para conhecer a sua cultura.
  • Andar pelo bairro, ir nas feirinhas, conhecer o dono da padaria – criar pequenas interações com a comunidade ao redor, dessa forma farão você se sentir em casa.

Você já faz algumas dessas coisas? Te deu boas inspirações? 💡

Abraços virtuais

Comente aqui

Você também vai gostar