Saúde Mental e Imigração

Falar de sentimentos

por Prô Mundo Psicologia | maio 09, 2024

Olá, Viajante!

Queremos convidá-los a fazer um exercício com a gente! 🏋 Bora lá?

  • Faça uma lista mental dos seus melhores amigos, que estão agora com você ou em outra parte do mundo… Feito?
  • Agora faça uma lista dos principais desafios que estão acontecendo na sua vida. Pode ser no trabalho, com o casal, com um projeto… Agora ou no último mês. Pronto?

Em seguida… (se) responda: os seus melhores amigos estão sabendo do que você está passando? Você consegue abrir o coração sobre as suas dificuldades ou só conta por alto mesmo? 

Falar de sentimentos

Macho Alfa x Viajante


Está em alta na Netflix uma série espanhola chamada “Macho Alfa”. São quatro amigos, na faixa dos 40 anos, que estão sendo empurrados a lidar com questões de machismo estrutural dentro dos seus relacionamentos – desde o casamento até valores profissionais, sexo casual, filhos, e por aí vai.

  • O ponto específico que nos chamou atenção nessa série foi: os quatro amigos até falam entre si sobre os problemas que estão vivendo, como a falta de sexo no casamento, mas não falam sobre o que estão sentindo naquela situação.

Consegue perceber a diferença? Contar um fato é uma coisa, mas compartilhar e falar de sentimentos que esse fato provoca em si mesmo é outra!

Nesse sentido, abrir o coração, mesmo que para os melhores amigos, pode não ser natural, principalmente para homens, mas esse é um “mal” que também atinge os viajantes – e muito! 🤐

Falar de sentimentos

Caraminholas na cabeça


O viajante, expatriado ou nômade, muitas vezes, se enxerga “isolado” quando está em outro país, mesmo que more lá há muito tempo, pois a segunda cultura nunca é a cultura materna.

  • Dessa forma, isso traz a sensação de estar “afastado” dos melhores amigos, que eles não entendem o que você está passando, ou até que os amigos locais não podem te compreender bem por causa das diferenças culturais.


Mas sofrer sozinho é um mal perigoso – e silencioso – para a saúde mental.

Em verdade, nossa cabeça pode ser bastante criativa ao lidar com problemas. De repente, a mente conecta uma coisa específica com várias outras que tem (ou não) a ver, fantasia perigos e dessa forma perdemos completamente o fio da meada. 🤯

O que é o problema mesmo? 

Falar de sentimentos

3 razões para abrir o coração com os amigos


Compartilhar sentimentos, angústias e inseguranças com seus melhores amigos tem muitas vantagens, por isso, vamos te dar aqui 3 boas razões para isso:


🎁 Botar ordem na caixola. Quando falamos sobre qualquer assunto em voz alta, precisamos raciocinar e nos expressar de um jeito que ele faça sentido para quem está ouvindo. E nesse momento, já conseguimos perceber como algumas conexões que eram muito claras na nossa cabeça, não fazem muito sentido realmente

🔀 Achar outra forma de encarar um problema. A visão que a gente tem sobre o que está passando é sempre um pouco “emocionada”. E quanto mais tomados por emoções, mais deturpada nossa visão tende a ser – o que é um prato cheio para fazer 💩 ou tomar decisões precipitadas. Conversar com um amigo pode trazer outras perspectivas sobre aquele desafio e, consequentemente, mostrar os outros caminhos que existem.

🫂 Estreitar os laços entre os amigos. Ao contrário de quem pensa que falar de sentimento é uma fraqueza, a realidade é que os laços de amizade tendem a se fortalecer quando há uma troca mais profunda. Mesmo à distância ou quando duas pessoas aparentemente não têm tanto em comum.

Falar de sentimentos é um certificado de amizade. O seu amigo percebe o quanto você confia e acredita na capacidade dele de contribuir com algo muito sério. 

Terapia + Mesa de Bar

  • A terapia é o ambiente perfeito para desenvolver a maturidade e confiança necessárias para lidar e expor os sentimentos, mesmo aqueles mais desconfortáveis.

Dessa forma, aprender a falar sobre sentimentos é amadurecer e cuidar da saúde mental!

Mas lembre-se: terapia e mesa de bar são espaços bem diferentes, e com objetivos diversos. Com a sua psicóloga, você está em um processo de autoconhecimento amparado por uma profissional. Com seus amigos, você está criando e cultivando relações mútuas de afeto.

Por isso mesmo, somos grandes entusiastas dos dois!

Quer bater um papo com a gente? Todas as nossas psicólogas têm vivência no exterior e expertise no assunto para ajudar o brasileiro que mora fora – é só encontrar a sua no site da Prô Mundo ou mandar uma mensagem para a Prô Mundo.

Abraços virtuais!

Comente aqui

Você também vai gostar