Saúde Mental e Imigração

Como acertar nas decisões profissionais?

por Prô Mundo Psicologia | out 25, 2023

Olá, Viajante!

Você acha que “o trabalho dignifica o homem”?

Essa célebre frase de Max Weber foi um ponto de virada na visão do que é trabalho. Anteriormente, trabalhar era um misto de necessidade e penitência. Depois, tornou-se fonte de afirmação pessoal e coletiva, pois o trabalho era uma das contribuições mais nobres que o homem poderia dar à sociedade!

E para você, o trabalho te torna mais digno? O que o trabalho representa na sua vida?

Como acertar em decisões profissionais? Trabalhar fora do Brasil requer avaliar abrir mão da cultura profissional brasileira por experiência internacional.

Portanto o sentido do trabalho depende do contexto individual e da valorização cultural.

O trabalho pode ter significados muito diferentes na vida de cada pessoa, como:

  • Ser fonte de renda
  • Trazer status social e profissional
  • Ser um ambiente de relacionamentos pessoais
  • Uma forma de contribuir com o mundo
  • O meio para dar uma vida melhor para a família
  • O local onde alguém se sente produtivo

Mas é claro que esse significado pode mudar ao longo da vida.

Por exemplo, um recém-formado vê o trabalho como uma fonte de renda e status. Essa mesma pessoa, aos 40 anos, pode se importar menos com o status e mais com a mensalidade da escolinha do filho.

Além disso, a importância do trabalho não é só uma construção pessoal, mas também cultural – e isso é bem mais difícil de perceber.

A experiência de trabalhar fora do país vira um prato cheio para o viajante se perguntar: qual o sentido do trabalho?

A não ser que você seja uma celebridade global no mundo dos negócios, é mais provável que as pessoas não deem tanto valor à sua trajetória profissional em outro país. 🤷‍♀️ Afinal, onde você estudou, os projetos dos quais participou, a sua rede de contatos – coisas que você se esforçou tanto para construir – talvez não sejam tão celebradas.

Por isso, muitos intercambistas bancam seus estudos fora do país trabalhando em áreas completamente diferentes das suas formações profissionais, em atividades que no Brasil são consideradas subempregos.

Mesmo o expatriado, que continua na mesma profissão ou empresa, pode se deparar com uma cultura e colegas que não dão tanta importância assim a um histórico profissional. Isso gera uma sensação de frustração quase automática, que passa por não entender por que ninguém se importa e questionar a própria história.

Quando se está diante de questionamentos profissionais, sugerimos a seguinte reflexão: por que fiz essa escolha?

Para quem opta por trabalhar fora do Brasil, é importante que faça sentido abrir mão da profissão ou cultura profissional brasileira em prol de uma vivência internacional.

Quais são os benefícios dessa vivência? O que você quer ganhar com ela? 🤔

Tendo isso em mente, fica mais fácil entender como se chegou ao momento atual, validar as decisões tomadas e fazer escolhas mais conscientes dos próximos passos.

Quer entender melhor e tomar decisões mais acertadas sobre a sua vida profissional? 🙋 Nossas psicos têm todas as ferramentas para te ajudar –  é só clicar aqui e escolher sua psicóloga 😉

Abraços virtuais!

Comente aqui

Você também vai gostar