Saúde Mental e Imigração

Gafe intercultural

por Prô Mundo Psicologia | set 27, 2023

Olá, Viajante!

Vamos abrir o artigo de hoje com uma gafe intercultural!

Um casal de brasileiros se mudou para a Holanda, e lá fizeram amizade com um casal de holandeses. Os holandeses convidaram os brasileiros para passarem um final de semana juntos na casa deles, com outros amigos. 💃

Os dias foram ótimos, e na hora de ir embora aconteceu aquela tradicional despedida brasileira: “Tchau, muito obrigada, foi tudo ótimo… DESCULPA QUALQUER COISA…

Na hora a brasileira percebeu a mudança na expressão do casal de anfitriões, que foram bem diretos –por que você está se desculpando? Você fez alguma coisa de errado para pedir desculpas? O que aconteceu? 🤦

Mesmo explicando que nada tinha acontecido, que era só uma força de expressão, o clima estranho de desconfiança ficou. E os brasileiros foram embora pensando: até ser educado pode ser diferente em outro país!

gafe intercultural

É importante entender as regras de educação em cada cultura!

Muitos viajantes não gostam de pesquisar tudo sobre o país para onde vão, embora alguns aspectos culturais são importantíssimos, porque podem passar um sinal completamente errado – e até trazer problemas!

Dentre as histórias engraçadas que já ouvimos, uma brasileira foi à Índia e ficou surpresa com a normalização de peidar – a ponto de ter uma sessão de massagem relaxante arruinada pelo excesso de flatos da massagista! 🤢

😂 Um brasileiro também nos contou, aos risos, que andava pelas ruas da China desviando de cuspidelas – se você não sabe, os chineses tem o hábito de cuspir e arrotar por aí! Normal…

gafe intercultural

Para além de casos engraçados, ao mesmo tempo, essas diferenças podem ser estranhas ou ocasionalmente até se transformar em um problema sério!

➤ Nesse relato muito legal aqui, a viajante Raquel Camargo relata como é ir à praia em Dubai. Um policial a abordou porque ela estava comendo açaí durante o dia, o que era inapropriado durante o Ramadã.

➤ O Leandro Mariani postou no Instagram que as autoridades o pararam logo ao entrar na Alemanha, dentro do aeroporto, pois devido ao uso de uma camisa com uma logomarca de dois ‘S’. Portanto, ele trocou de roupa e depois pesquisou que “SS” era o símbolo do Schutzstaffel, a guarda de elite de Hitler.

Porém, é importante lembrar, ainda, o vexaminoso caso em que um brasileiro fez ‘brincadeirinhas’ de cunho sexual com uma vendedora do Egito, levando-o a ser preso por assédio. A reportagem da BBC explica as questões culturais que levaram as autoridades árabes a tratarem o caso com tanta seriedade.

gafe intercultural

Entre casos engraçados, bem como bizarros e perigosos, você consegue lembrar de alguma gafe intercultural que cometeu? Dessa forma, qual hábito brasileiro você acha que é esquisito na visão do estrangeiro?

Abraços virtuais.

Comente aqui

Você também vai gostar